quinta-feira, 1 de setembro de 2011
PROFESSORES NA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO PEE-PLANO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO
terça-feira, 27 de abril de 2010
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
PLANO DE AULA
PLANO DE AULA
“Retirantes”- tela de Cândido Portinari
CURSISTA: ELIZETE ALVES FERREIRA
MEDIADORES: RODRIGO MORRILHA LEÃO E CLEUSA ALVES DE C. LIMA
TICS. TECNOLOGIAS DE INFORMÁTICA E COMUNICAÇÃO
CONTEÚDOS: “RETIRANTES”- TELA DE CANDIDO PORTINARI
“ASA BRANCA”- LUIZ GONZAGA E HUMBERTO TEIXEIRA
TURMA: 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
ASA BRANCA- LUIZ GONZAGA E HUMBERTO TEIXEIRA
Quando oiei a terra ardendo
Qual a fogueira de São João
Eu preguntei a Deus do céu,ai
Por que tamanha judiação
Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de prantação
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
"Intonce" eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Hoje longe muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão
Quando o verde dos teus óio
Se espanhar na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu vortarei, viu
Meu coração.
OBJETIVOS:
Interpretar informações não-verbais
Estabelecer relações entre a tela de Portinari e a música “Asa Branca”
Observar e fazer a leitura no contexto retratado na tela.
Relacionar a tela e o título da tela.
Conhecer a realidade dos retirantes.
METODOLOGIA:
Localizar no mapa a região que ocorre a seca.
Conhecer e cantar a letra da música: Asa branca.
Apresentação da tela “Retirantes”
Desenho para representar a música.
RECURSOS:
Mapa do Brasil
Letra da música: “Asa branca” de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira
Tela de Candido Portinari “Retirantes”
Aparelho de som
CD de Luiz Gonzaga
“Retirantes”- tela de Cândido Portinari
CURSISTA: ELIZETE ALVES FERREIRA
MEDIADORES: RODRIGO MORRILHA LEÃO E CLEUSA ALVES DE C. LIMA
TICS. TECNOLOGIAS DE INFORMÁTICA E COMUNICAÇÃO
CONTEÚDOS: “RETIRANTES”- TELA DE CANDIDO PORTINARI
“ASA BRANCA”- LUIZ GONZAGA E HUMBERTO TEIXEIRA
TURMA: 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
ASA BRANCA- LUIZ GONZAGA E HUMBERTO TEIXEIRA
Quando oiei a terra ardendo
Qual a fogueira de São João
Eu preguntei a Deus do céu,ai
Por que tamanha judiação
Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de prantação
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
"Intonce" eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Hoje longe muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão
Quando o verde dos teus óio
Se espanhar na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu vortarei, viu
Meu coração.
OBJETIVOS:
Interpretar informações não-verbais
Estabelecer relações entre a tela de Portinari e a música “Asa Branca”
Observar e fazer a leitura no contexto retratado na tela.
Relacionar a tela e o título da tela.
Conhecer a realidade dos retirantes.
METODOLOGIA:
Localizar no mapa a região que ocorre a seca.
Conhecer e cantar a letra da música: Asa branca.
Apresentação da tela “Retirantes”
Desenho para representar a música.
RECURSOS:
Mapa do Brasil
Letra da música: “Asa branca” de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira
Tela de Candido Portinari “Retirantes”
Aparelho de som
CD de Luiz Gonzaga
terça-feira, 24 de novembro de 2009
COMENTÁRIO: TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs
No decorrer do curso, foi de forma bastante gratificante as informações transmitidas por parte dos mediadores do curso, pois as mesmas vieram contribuir para o meu trabalho pedagógico de como usar as tecnologias de maneira significativa, embora já estava utilizando alguns deles, porém, surgiram novos contextos e teorias para inovar a construção do meu conhecimento referentes a internet, a criação de blogs, hipertextos, links, enfim todo e qualquer informação que contribui para a melhoria da educação estarei sempre disposta a discussão e a aprender cada vez mais para assim poder contribuir com os discentes.
Enquanto professora é preciso que estejamos preparados para trabalhar com os meios tecnológicos que ai estão, que as aulas sejam planejadas e elaboradas para que surta efeitos positivos, são ferramentas que devem ser utilizadas de forma que venha a contribuir de maneira significativa para o educando dentro de seu contexto ensino-aprendizagem, tornando as aulas mais atrativas e fazendo com que os alunos venham a se interessar mais pelos conteúdos a serem trabalhados, resultando assim uma educação de qualidade.
Enquanto professora é preciso que estejamos preparados para trabalhar com os meios tecnológicos que ai estão, que as aulas sejam planejadas e elaboradas para que surta efeitos positivos, são ferramentas que devem ser utilizadas de forma que venha a contribuir de maneira significativa para o educando dentro de seu contexto ensino-aprendizagem, tornando as aulas mais atrativas e fazendo com que os alunos venham a se interessar mais pelos conteúdos a serem trabalhados, resultando assim uma educação de qualidade.
Assinar:
Postagens (Atom)